As belezas de bali (indonésia)

Há algum tempo a Indonésia estava me chamando, na verdade, eu até pensei em visitar outras cidades como Jacarta ou Bandung (o meu lado internacionalista mais para essa cidade), porém eu não estava tão interessado nesses lugares e como eu não visitei Phuket, eu achei que deveria ao menos visitar a famosa ilha de Bali, mas também não queria ir sozinho, sempre soube que era um lugar muito turístico e não achava muito apropriado visitar esse lugar sozinho e foi um belo dia que um amigo (estavámos sem falar há um tempo) disse que ia para Bali em algumas semanas e eu fiquei tipo "como assim???", eu já tinha uma viagem planejada para outra cidade no Vietnã próximo a ida dele, mas fiquei tentado, MUITO tentado e como as melhores aventuras ocorrem sem planejamento, decidir ir, não íamos pegar o voo juntos; ele sairia de Hanói e eu sairia de Ho Chi Minh City (eu estaria mais próximo) e assim foi e ainda o esperei no aeroporto algumas horas.

Confesso que diferente das maiorias das minhas viagens, Bali foi muito mais para passear, mas vou citar alguns aspectos culturais notados por mim durante minha viagem e alguns aspectos históricos. 

E apesar do meu amigo ter decidido ir primeiro sobre a viagem, eu acabei organizando tudo, inclusive, eu tinha reservado um hotel mas só descobri o quão longe esse era quando já estava em Bali e acabei tendo que trocar por um outro, saímos do aeroporto e pegamos um grab em direção ao novo hotel que ficava no centro da cidade, um hotel bem barato e com piscina, foi uma ótima estadia.

No primeiro dia andamos um pouco, comemos no pizza hut (nos julguem haha) e fomos em um bar tomar uma cerveja, isso porque chegamos no hotel depois das 16h, então não tinha muito o que fazer. Mas ao caminhar tanto para o pizza hut quanto para o bar, notamos diversos templos, acredito que sejam voltados para o hindu ou alguma religião semelhante, ah, a Indonésia é um país de maioria mulçumana, inclusive é o país muçulmanos mais democrático do mundo e onde mais possui muçulmanos no mundo (tem algumas ressalvas na questão democrática - basicamente tem uma província do país onde a lei é regida conforme a região islã, é a única do país que segue assim e vire e mexe aparece no noticiário sobre punição de pessoas que cometeram relações homoafetivas e foram condenadas a chicotadas em praça pública), porém, pelo menos em Bali, notei que o hindu predomina. E em relação a esses templos, não é possível entrar neles, só podemos contemplas suas fachadas, alguns são possíveis a entrada por fiéis, mas a maioria que vimos era só a fachada e sempre tinha alguma oferenda como flores e insenso na porta dos mesmo (não só dos templos, como de estabelecimentos também).

No segundo dia (ou primeiro efetivamente), alugamos uma moto que também foi super barato e fomos a praia, essa não era tão bonita, mas almoçamos de frente para o mar, comida típica que vocês verão nas fotos e muito gostosa e barata, mas um pouco apimentada e também visitamos outra praia depois que era muito mais bonita e melhor para mergulhar/nadar e tinha um por do sol divino.

No terceiro dia fomos em um templo que fica em um cume e é um pouco afastado da cidade, é um templo maravilhoso e cheio de micos que, se você não ter cuidado, eles roubam suas coisas, roubaram minha batatinha chips e o boné do meu amigo, mas conseguimos o boné de volta quase intacto. Foi nesse templo também que me deparei com um monte de brasileiros, acho que tinha uma excursão até, sério, nunca vi tanto brasileiro juntos durante minha jornada quanto vi nesse dia. Passamos a tarde toda lá e ao anoitecer voltamos para o hotel. Ah, nessa viagem não compramos nenhum chip de telefone, então sempre procurávamos um wi-fi, na volta do templo foi quase um perrengue porque perdemos um GPS e demorou um bocado para encontrar um wi-ifi para retormamos o GPS, nossa sorte foi que não havíamos saído da rota.

No restaurante que constumavámos jantar compramos um tour para a famosa nusa penida, uma das famosas ilhas da região de Bali, um lugar extremamente bonito como vocês poderão notar pelas fotos (confesso que ainda acho o Brasil mais bonito haha, mas não tiro o mérito nesse lugar fantástico), visitamos alguns lugares para tirar foto, almoçamos (estava incluso no pacote) e por fim visitamos um praia linda que, enfim, pudemos nadar.

Por fim, alguns aspectos que eu gostaria de citar sobre o país: a Indonésia foi colônia neerlandesa (Países Baixos, também ficou conhecida como Holanda no Brasil), porém ninguém fala neerlandês. A borracha foi um material extremamente explorado enquanto colônia e também durante a invasão e ocupação japonesa durante a Segunda Guerra. Foram 3 séculos de ocupação até a Indonésia ter sua independência em 1945 e sua luta pela autonomia durou mais de quatro anos. E entre 1965-66 a Indonésia passou por um momento mais sangrento com expurgo anticomunista e à matança em grande escala subsequentes à tentativa mal sucedida de golpe de Estado por parte do Movimento 30 de Setembro, na Indonésia. Segundo as estimativas mais amplamente aceitas, um milhão de pessoas foram mortas. O acontecimento ficou conhecido como o Massacre na Indonésia.

Outro ponto que eu gostaria de citar, por fim, foi a invasão e ocupação da Indonésia na região que hoje é o Timor-Leste que foi colônia portuguesa. A ocupação começou em 1975, o português e o tetu que são línguas oficiais foram proibidos e só o indonésio era permitido, houve uma forte campanha de resistência em que morreram milhares de timorenses. O Timor-Leste só conseguiu sua independência frente a ocupação da Indonésia em 2002 após um referendo da ONU.

Hoje em dia, a Indonésia tenta alavancar sua economia, o turismo em Bali é gigante, nunca vi uma cidade com tantos turistas, mas enfrenta um problema sério devido as mudanças climáticas já que é previsto que sua capital, Jacarta, afunde em poucas décadas devido as mudanças climáticas, por isso o governo esta avançando em um plano de construir uma nova capital (não tenho informações sobre o andamento atual, mas sei que estão buscando investimentos para sua concretização). Além disso o país é uma das principais economias do sudeste asiático e é esperado que entre no top10 das maiorias economias em breve.

É isso, no próximo texto, estaremos na Malásia, mas devido as poucas histórias que sobraram, eu estarei aumentado o tempo de postagem entre elas, até porque já tenho planos para visitar outros países para criar mais histórias. Então nos vemos em breve!