Llegué a Espanã

Algumas pessoas não sabem, mas eu planejava morar na Espanha! Quando eu estava organizando minha viagem, não me passou na cabeça viajar pelo mundo, eu pensava em morar na Espanha por 2 anos e depois visitar o Vietnã, mas quando eu comecei a viajar eu fui seguindo o fluxo e quando dei por mim, já tinha visitado vários países. Mas vamos do que se trata, cheguei na Espanha!

Como relatei no post anterior, eu tive um trânsito em Amsterdã antes de chegar a Madrid e ao chegar em terras espanholas me vi no meu primeiro perrengue: dormir no aeroporto!

Meu voo chegou muito tarde em Marid e tinha sido informado pela minha host do Airbnb que pela hora que eu chegaria não teria mais trem/metrô e a única opção seria táxi, mas esse custaria em torno de 50 euros (o que até ela achou caro). Eu que já estava cansado depois de horar de voo do Brasil para Europa só queria uma para descansar, mas acabei tendo que passar a noite no aeroporto até que o metrô voltasse a funcionar. E chegando na estação de destino, outro perrengue, eu estava sem internet e perdi a localização para chegar no Airbnb, por sorte uma madrileña me ajudou.

Agora vamos a Madrid, honestamente, tirando o palácio real (sim, a Espanha é uma monarquia parlamentar, ou seja, ainda existe a família real no país e o governo é comandado pelo parlamento – inclusive com algumas tretas relacionadas ao rei), me pareceu apenas mais uma cidade grande. Claro que os palácios são bonitos, você pode ver vários eventos na rua, mas essencialmente é uma cidade grande como outra qualquer. Na verdade o que eu mais gostei em Madrid foi uma feira (não vou lembrar o nome agora mas é em famosa) no final de semana que você consegue comprar de tudo, tinha uns casacos maravilhosos para o rigoroso inverno (que nem é tão rigoroso assim nessa parte da Europa) a preço de banana, tipo 5/10 euros, muito barato pela qualidade.

De Madrid eu peguei um trem para Barcelona, uma viagem que durou +- 2h e meia e ai que minha impressão da Espanha mudou completamente! Mas antes de relatar minha viagem em Barcelona, aqui vai outro perrengue (eu adorei viajar na Espanha, mas como passei perrengues aqui!)

Na época meu celular estava velhinho e eu viajei sem nenhum carregador portátil (não comentam esse erro, mas falarei melhor sobre na sessão de dicas), eu cheguei em Barcelona praticamente sem bateria e por conta disso, mesmo o Airbnb sendo pretíssimo da estação, eu fiquei sem saber a direção (um fato sobre mim é que sou péssimo com direções mesmo olhando no GoogleMaps), andei por horas em círculo tentando em encontrar o lugar, literalmente horas! Depois de um tempo, acabei, por um acaso, encontrando a praça que mencionava na descrição e, consequentemente, encontrei meu Airbnb (nas dicas de hospedagens comentarei melhor sobre alguns experiências com Airbnb na minha jornada)

Como alguns devem lembrar nos noticiários de alguns anos atrás, Barcelona é uma província espanhola que luta pela sua independência em relação a Espanha. Eles alegam ter língua e uma cultura que difere do restante da Espanha. E sim, a língua é diferente, você percebe já pelos nomes das estações no metrô, mas é possível se comunicar tranquilamente em espanhol por Barcelona.

Eu simplesmente me apaixonei por Barcelona, o lugar respira cultura! O bairro gótico tem uma arquitetura e uma atmosfera fascinante. O mercado municipal tem uma variedade absurda de frutas (e consequentemente um vasto mix de sucos), presuntos (se a França é a terra do queijo, com certeza a Espanha é a terra do presunto) que eles, inclusive, corta na hora da perna do animal. Além disso, as obras de Salvado Dalí estão por toda Barcelona, é incrível andar pela cidade e encontrar suas obras pela cidade.

A Espanha em si é um país relativamente barato, mesmo para os que não conseguem viajar sem converter cada coisa que compra. É possível comprar bem gastando pouco nos mercados por exemplo.

Um das coisas que eu gostei de comer no país foi a famosa paella que é um guisado de arroz, carne e verduras, lula empanada e os presuntos.

Eu adorei a Espanha e super voltaria para visitar outras cidades. É um país que eu super recomendo.

Por fim, de Barcelona eu peguei um ônibus noturno para Bordeaux, na França. Mas essa história fica para o próximo post.