Viajei de trem por dubai

Um dos motivos que a Sérvia foi meu último destino foi porque eu encontrei um voo bem barato saindo de Belgrado para a capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi e um segundo voo saindo de Dubai para o Vietnã (ou para a Índia e, então o Vietnã - não lembro como foi comprado esse trecho). 

De Abu Dhabi para Dubai é uma hora de ônibus, tendo um translado no próprio aeroporto que custou em torno de R$50 reais (passageiros de algumas cias áreas podem ir do aeroporto da capital até o aeroporto de Dubai de graça com o ônibus da cia).

Eu cheguei em Abu Dhabi em torno de meia-noite no horário local e até finalizar a imigração (demorou um pouco pois o volume de pessoas era grande, além de Dubai ser bastante turístico, tanto essse como a capital são grandes pontos de trânsito de voos) já era 1h da manhã, o ônibus era por hora e eu só conseguir pegar o ônibus das 2h e cheguei em Dubai por volta das 3h da manhã. Confesso que apaguei no ônibus e só acordei quando o ônibus chegou em Dubai. 

Eu também achava que tinha um ônibus que transitava entre os dois aeroportos, mas não tinha, só algumas cias que fazem o trajeto, mas para quem não é passageiro, a passagem é bem cara. O meu ônibus me deixou em uma espécie de terminal de ônibus, onde também ficava uma estação de trem.

Aqui eu queria destacar dois pontos: o país de fato é extremamente quente, e não é aquele calor que estamos acostumados, parece que você esta perto de uma fogueira, o meu ôculos toda hora ficava embassado; segundo, quando eu e os demais passageiros do ônibus descemos no ponto final, os taxistas vierem em cima da gente e mesmo alguns falando que não queriam, eles continuavam pertubando. Um único taxista resolveu me ajudar porque eu estava literalmente perdido sem internet e sem saber para onde ir e como ir e eu falei que não pegaria o taxi, ele me informou que eu poderia pegar o trem para o aeroporto, mas a estação só abriria ás 5h da manhã, então só me restou esperar (assim como algumas pessoas).

Ás 5h da manhã fui pegar o trem, o bilhete custou cerca de R$12 reais (bem que dizem que só ricos vivem nesse país, é tudo caro, mas no trem é possível ver a classe trabalhadora em peso) e o aeroporto era extremamente longe, cerca de 2h, eu atravessei a cidade inteira dentro do trem até chegar no aeroporto e vou contar o que eu vi (resolvi não dormir exatamente para ver a cidade e deixei para dormir no voo). 

Eu achei que Dubai era cercada por arranha-céus, mas me surpreendi ao ver uma grande porção bem plana, onde não se via nenhum arranha-céu, apenas prédios bem baixos e algumas mesquitas, o trem não ficou lotado como eu esperava pela hora do dia e é possível notar pessoas de diferentes biotipos, mas chegando mais para o centro da cidade, a gente é borbeado por arranha-céus, como se só tivesse isso na cidade (eu praticamente esqueci as áreas planas no começo da viagem), são inúmeros prédios gigantescos, um atrás do outro e foi assim durante todo o restante da viagem até o aeroporto.  

Eu resolvi seguir a viagem dentro do trem porque estava muito cansado para descer e explorar a cidade a pé, talvez encontraria paisagens diferentes e veria mais da cultura daquele lugar, mas eu não tinha energia e estava com muito sono.

Após fazer meu check-in, já fui para á área de embarque ao qual eu encontrei um sofá maravilhosa e tirei uma boa soneca de horas até quase o horário meu voo (esse atrasou 3h sem nenhum tipo de explicação ou compensação, inclusive, na minha passagem estava incluso um lanche, mas nada foi fornecido para mim, apenas para quem tinha comprado antecipadamente ou na hora e tive que ficar com fome até chegar na Índia, ao menos não foi um voo longo).

Agora vamos alguns pontos interessantes desse país: esse têm a sexta maior reserva de petróleo do mundo e possuem uma das mais desenvolvidas economias do Oriente Médio, além disso os EAU classifica-se na décima quarta posição em paridade de poder de compra per capita e tem (o que é uma posição bem alta) e ocupa o 34º no Índice de Desenvolvimento Humano (o famosa IDH) considerado 'muito elevado', porém o Human Rights Watch aponta vários atropelos de direitos humanos no país.

Outro ponto que eu não tinha conhecimento é que os portugueses controlaram a área da EAU por cerca de 150 anos, advendo da  expansão portuguesa no oceano Índico, no início do século XVI, seguindo a rota de exploração do navegador Vasco da Gama, presenciou a batalha dos turco-otomanos pela costa do golfo Pérsico. Os  Vasco da Gama foi ajudado por Ahmad Ibn Majid, navegador e cartógrafo árabe de Julfar, a encontrar a rota das especiarias da Ásia. E em seguida, algumas partes da nação caíram perante a influência direta do Império Otomano durante o século XVI.

Pulando para o início da década de 1960, o petróleo foi descoberto em Abu Dhabi (capital do país como eu já mencionei), isso fez com que rápidos rumores de unificação feitos pelos xeques (durante vários séculos, a região era controlada por vários xeques, não era um país unificado e contavam com uma proteção por parte dos britânicos por conta do comércio pelo Oceano Índico). O xeque Zayed bin Sultan Al Nahyan tornou-se governador de Abu Dhabi em 1966 e os britânicos começaram a perder seus investimentos petrolíferos e contratos para empresas petrolíferas estadunidenses. E assim, com o do tratado britânico-sheikhdoms da trégua  em 1º de dezembro de 1971, os sete estados que ainda não haviam declarado suas independências acabaram se tornando independentes juntos, como um país único, de forma que os mandantes de Abu Dhabi e Dubai formaram uma união entre seus dois emirados independentes, prepararam uma constituição, e chamaram os mandantes dos outros cinco emirados para uma reunião e ofereceram-lhes uma oportunidade de participar deste novo país. Também foi acordado entre o dois que a constituição seria escrita a 2 de dezembro de 1971 e assim nasceu os Emirados Árabes Unidos.

Por fim,a pós os atentados terroristas de 11 de setembro nos Estados Unidos, os EAU foram identificados como um importante centro financeiro usado pela Al-Qaeda para transportar dinheiro aos sequestradores (dos dois sequestradores do 11/9, Marwan al-Shehhi e Fayez Ahmed Bannihammad, que bateram com o United Flight 175 na Torre Sul do World Trade Center, eram cidadãos emiratenses). A nação imediatamente cooperou com os Estados Unidos, congelando contas ligadas a suspeitos de terrorismo e reprimindo fortemente a lavagem de dinheiro. Inclusive o país já tem  um acordo de defesa militar com os EUA assinado em 1994  (e também com a França em 1995).