Diário de bordo

Países Baixos - Nov 2022
Quando eu pensei na ideia de criar um blog relatando minhas viagens, não foi apenas para compartilhar minhas experiências com as pessoas, mas também como uma forma de registro para mim mesmo. Hoje, o dia do lançamento desse blog, está completando exatamente um ano que eu peguei um voo no aeroporto de Garulhos (SP) e fui me aventurar pelo mundo.

Espanha - nov 2022
Algumas pessoas não sabem, mas eu planejava morar na Espanha! Quando eu estava organizando minha viagem, não me passou na cabeça viajar pelo mundo, eu pensava em morar na Espanha por 2 anos e depois visitar o Vietnã, mas quando eu comecei a viajar eu fui seguindo o fluxo e quando dei por mim, já tinha visitado vários países. Mas vamos do que se trata, cheguei na Espanha!

França - Nov/Dez 2022
Como eu havia falado no último post, eu peguei um ônibus saindo de Barcelona (Espanha) para Bordeaux (França), uma viagem que demorou cerca de 7h. Acho que minha primeira preocupação ao chegar na França foi com o idioma, não que tenha sido minha primeira vez em contato com o francês.

Áustria/Noruega - dez 2022/ Jan 2023
Para começar foi uma jornada para chegar em Viena, na Aústria. O aerporto de Paris era super distante do centro da viagem e quando eu cheguei em Viena, peguei o metrô até a estação mais próxima do meu Airbnb e fiquei horas para conseguir me encontrar com o Uber pois ele não sabia onde eu estava exatamente.
READ MORE
Bulgária - jan 2023
Já um tempo eu tinha um "feeling" sobre a Bulgária, senti que precisava ir conhecer o país algum dia e, no ano passado após realizar um teste genético, descobri que tenho raízes no país também. Porém, acho que minha intuição falhou novamente igual na Austría haha.

Romênia - jan 2023
Eu sai de Sofia rumo a Bucareste, na Romênia, sem saber o que esperar. Eu fui de um país para o outro de ônibus cruzando o famoso Rio Danúbio pela noite. Como ambos países não tem livre acesso, tivemos que parar na fronteira, onde uma pessoa da imigração subiu no ônibus e informou que era um ponto de fronteira e que seriam recolhido os passaportes.

Índia - jan 2023
Depois de mais de 4h de voo, cheguei no Riyadh para um trânsito de 4h e meia até meu próximo voo e logo busquei o setor de “visa on arrival” onde começou a forma uma longa final, muita das pessoas que, inclusive, estavam no mesmo voo que eu e só tinha uma pessoa atendendo e 2 totens para solicitar o visto que, digamos, não era muito rápidos.

Vietnã (Parte 1) - jan 2023
Para ser sincero, meu plano era chegar no Vietnã em até dois anos após ter começado minha jornada e, honestamente eu não sei o que me fez querer ir tanto ao Vietnã. Eu até escrevi um artigo a respeito da revolução no país, mas nada que me despertasse algo tão grande a ponto de eu ficar ansioso para chegar a esse destino.

Vietnã (Parte 2) - 2023
Saindo de Hanói, planejei minha ida até a cidade de Da Nang (3ª maior cidade do país e famosa pelas praias e pela aquela passarela com duas mãos segurando), mas no meio do trajeto decidir ir até Hoi An (o ônibus fazia o trajeto até lá). de Hanói até Hoi An são 14h de ônibus, sim, é uma viagem longa.

Vietnã (Parte 3) - 2023
Chegamos a última parte sobre o Vietnã e escrevo esse texto completando um ano nesse país que me acolheu tão bem. Na verdade eu nunca entendi o que me atraiu tanto ao Vietnã, pois eu planejava morar por dois anos na Espanha e após esse período eu viria para cá, mas eu fui indo, fui viajando, fui seguindo o fluxo, visitando os lugares que eu queria.

Tailândia - fev 2023
É interessante que quando a gente fala de constrantes entre o antigo e o moderno, a gente pensa no Japão, mas Bangkok é uma cidade super moderna, com grandes arranha-céus, shoppings luxuosos e modernos, um sistema metroviário super moderno, mas que também é rodeada de templos budistas e representações hindus pela cidade.
READ MORE
Laos - Abr 2023
O Laos, provavelmente é o país mais pobre que eu já vistei, sem saída para o mar e ainda sentindo os efeitos da guerra do Vietnã (Laos é o país mais bombardeado do mundo durante), a capital em si, possui inúmeros templos budistas, mas não tem um aspecto de capital como estou acostumado, me pareceu uma cidade mediana.
READ MORE
Camboja - abr 2023
Em relação ao Camboja, eu não fui naquele templo super famoso (Angkor Wat), me reservei a capital, até cogitei em ir até a cidade desse famoso templo, mas o calor estava demais no país e andar o dia todo em um templo no calor de 40º não se mostrava muito atrativo, mas confesso que não me arrependo da minha decisão.

Coreia do Sul - Jun 2023
Seoul tem tudo o que uma cidade moderna pede: transporte eficiente, ruas limpas, etc. Lembro que minha primeira impressão ao andar até o meu airbnb era que o estilo das ruas me lembrava muito o estilo de ruas do Japão que eu tinha visto em algumas séries, fiquei me perguntando se houve alguma inspiração no modelo de desenvolvimento japonês.

China - jul 2023
É curioso que a China ainda tem o status de "país em desenvolvimento", mas ao visitar o país a impressão que eu tive era de um país em desenvolvimento. A China é imensa, tudo moderno como nunca vi, arranha-céus de perder de vista, um sistema de pagamentos super moderno onde você faz tudo pelo celular.

Japão - nov 2024
O Japão é um país inacreditável e eu super quero voltar em uma outra oportunidade. Ao visitar todas essa cidade eu pude vivenciar tudo o que eu só tinha no meu imaginário: os castelos, os templos, casas sem portão, uma cultura fantástica, tem um sistema ferroviário super eficiente, as pessoas são educadas, os lugares são lindos.

China 2 (Chongqing) - dez 2023
Chongqing se tornou meu segundo destino na China, isso porque, talvez vocês lembram que fiz um amigo quando visitei a Grande Muralha em Pequim, então, ele é de Chongqing e mostrou umas fotos que eu fiquei impressionado, o que me levou a retornar a China em dezembro.

Indonésia - jan 2023
Há algum tempo a Indonésia estava me chamando, na verdade, eu até pensei em visitar outras cidades como Jacarta ou Bandung (o meu lado internacionalista mais para essa cidade), porém eu não estava tão interessado nesses lugares e como eu não visitei Phuket, eu achei que deveria ao menos visitar a famosa ilha de Bali.

Malásia - mar 2024
Durante a minha jornada eu visitei países que eu sempre quis visitar e que, de certa forma, eu sentia um chamado para aquele lugar, mas alguns foram totalmente sem intenção prévia e que me surpreenderam muito. A primeira vez que isso aconteceu foi na Romênia e a segunda foi recentemente na Malásia.

Singapura - mar 2024
Quando eu estava na Malásia, eu sabia que Singapura estava a poucas horas de distância e sabia que era fácil cruzar para o país por ônibus com menos de R$100 reais. A verdade que mesmo sendo tão fácil, eu ainda fiquei com dúvidas pois Singapura é uma das cidades mais caras do mundo e isso estava refletindo nos preços das acomodações.

Filipinas - abr 2024
A maioria das pessoas que visitam as Filipinas provavelmente buscam as ilhas e praias paradisíacas, não foi meu caso. Primeiro porque não sou muito fã de praia, ainda mais para esse tipo de passeio sozinho. Sim, sei que parece bobo, mas eu sou assim.

Grécia - JUN 2024
Eu cogitei muito antes de retornar a Europa, na verdade, já era algo que queria fazer há algum tempo, mas eu tinha algumas inseguranças ocupavam minha cabeça, mas decidi ir antes que eu me arrependesse e assim, decidi esse como ponto de partida.

ITÁLIA - JUN 2024
Por muito tempo eu queria visitar a Itália, por muito templo eu planejei visitar esse país e ir do norte ao sul do país, mas nada saiu como planejado. Desde do meu primeiro dia naquele país, as coisas deram errado.mas tudo na vida serve de experiência.

SUÍÇA - JUN 2024
A Suíça é tão bela e cara como dizem, mas como eu estava perto da fronteira, não pude deixar de visitar e conhecer esse país que o tem de belo tem de caro, por isso um bate-e-volta foi mais que suficiente para conhecer esse rico país.

REP. TCHECA - JUN 2024
Cheguei no centro de Pragra umas 16h, mas como tinha pessoas me esperando, não me alonguei e fui até a estação de trem. O meu destino ficava a +- 30km dali, ainda na capital, mas em uma área mais afastada.

POLÔNIA - JUL 2024
Depois do caos que foi sair da República Tcheca, eu finalmente cheguei em Cravóvia, na Polônia, no fim do dia e já encontrei minha primeira dificuldade: entrar no hostel!

Eslováquia - JUL 2024
Acho que em toda minha vida eu nunca imaginei cruzar um país inteiro (literalmente) dentro de ônibus. Na verdade, eu nunca esperei cruzar um país inteiro.

Hungria - JUL 2024
Cheguei na capital húngara, Budapeste, no fim do dia, após atravessar a Eslováquia inteira de ônibus. Fiz uma caminhada de +- 30 minutos até o hostel (que estava bem avaliado), mas não dormi bem.

sérvia - AGO 2024
No primeiro momento, Belgrado tinha um vibe meio da Bulgária ou Romênia, até um pouco da Polônia e Grécia, não era nenhuma cidade grande como Paris, Madri ou Vienna, tinha uma coisa meio antiga, que me lembrava o Brasil nos anos 2000 (mesma sensação que tive na Bulgária), mas também parecia um lugar amigável.

EAU - AGO 2024
Ás 5h da manhã fui pegar o trem, o bilhete custou cerca de R$12 reais (bem que dizem que só ricos vivem nesse país, é tudo caro, mas no trem é possível ver a classe trabalhadora em peso) e o aeroporto era extremamente longe, cerca de 2h, eu atravessei a cidade inteira dentro do trem até chegar no aeroporto e vou contar o que eu vi.

Tailândia - out 2024
Esse não foi meu primeiro retorno a Tailândia, na verdade, esse se tornou um dos países que mais visitei depois do Vietnã, mas tem um motivo especial para que eu escreva sobre esse retorno especificamente. E diferente das outras vezes que eu visitei esse país, agora eu estava tomando meu tempo, indo com calma e aproveitando a vida na Tailândia.

EUA - NOV 2024
Nunca achei que minha primeira experiência nos Estados Unidos seriam por meio de um trânsito. Na verdade, não foi minha primeira vez transitando nesse país, mas foi a primeira vez que tinha um tempo hábil para sair e conhecer o local.

Brasil - dez 2024
Eu voltei ao Brasil quase de surpresa, minha mãe, por exemplo, não fazia ideia que eu estava de volta, apenas minha irmã e alguns amigos, ou seja, para alguns foi totalmente surpresa. Eu cheguei por São Paulo, onde eu tinha morava alguns anos atrás.