Foi um aperto no coração deixar a Noruega onde eu passei momentos tão felizes com minha melhor amiga, mas eu precisava seguir viagem e meu próximo destino era Sofia, capital da Bulgária.

Já um tempo eu tenho um "feeling" sobre a Bulgária, senti que precisava ir conhecer o país algum dia e, no ano passado após realizar um teste genético, descobri que tenho raízes no país também. Porém, acho que minha intuição falhou novamente igual na Austría haha.

Eu sai de Oslo com um trânsito em Londres onde eu passei por uma imigração não tão agradável e precisei dormir mais uma vez no aeroporto porque meu voo só sairia cedo na manhã. Passar a noite no aeroporto nunca é agradável, mas hoje eu vejo como parte da jornada.  Segui rumo para Sofia e encontrei um dos menores aeroportos de uma capital que eu passei. Sério, é muito pequeno! O lado positivo é que é ligado ao metrô da cidade.

Sofia, na verdade a Bulgária em si, é um país BEM barato se você comparar ao restante da Europa. O país fica na região leste do continente, que é considerada a parte pobre. Além disso, a Bulgária fazia parte da União Soviética e, ao andar pela capital do país, me passou a impressão que o país não progrediu muito após a dissolução da URSS. A área urbana, os prédios, a arquitetura me lembrou muito o Brasil dos anos 2000, é como se o país tivesse parado no tempo. Ainda em relação a URSS, inclusive a Bulgária tem um museu socialista de artes, além de quatros, possui vários monumentos de grandes nomes do movimento solialista no mundo.

Inclusive, o metrô da cidade que é novo simplesmente está impedido de crescer pois foi encontrado um sítio arqueológico bem na estação central onde estavam escavando para aumentar a malha ferroviária da capital. O lado bom do metrô é que por ser novo, você consegue pagar a passagem usando seu cartão de crédito por aproximação.

De todos os países que eu passei na Europa, a Bulgária foi o que mais me passou a impressão que eu não estava na Europa, o estilo é diferente, você não vê por exemplo, muitas igrejas católicas, na verdade as mesquitas de Sofia são o que mais chamam atenção.

Mas um fato interessante, que talvez esteja relacionado a esse "feeling" que eu tinha que precisava visitar a Bulgária e que lá é a terra do iorgute, sim, ele foi inventado na Bulgária! E quem me conhece sabe que eu AMO iorgute. Diferente do Brasil que é super concentrado, o iorgute bulgário é bem leve e saboroso, eu tomava todos os dias haha.

Um outro ponto alto dessa viagem foi quando eu estava andando no centro da cidade e encontrei um pequeno trailer pintado de azul estilo kombi que vendia vários tipos de bolos, sério, um mais bonito que o outro. Como eu não sei falar bulgáro e a dona também não falava inglês, escolhi o que parecia mais saboroso aos meus olhos e nossa, que bolo MARAVILHOSO! Usei minha linguagem corporal para mostrar a ela o quanto eu tinha gostado do bolo e ela sorriu de volta, mas aquele sorriso de quando você elogia alguém e essa pessoa fica sem graça, sabe?

O centro da cidade é um lugar agradável de andar e tem um parque próximo muito simpático também, mas não é nada extraordinário. E eu também descobri uma montanha famosa que você consegue ter uma visão completa da cidade e talz, mas o lugar era extremamente longe e eu não consegui encontrar o topo da montanha depois de várias horas de caminhada (depois descobri que tinha um teleférico, mas foi quando eu já tinha desistido e estava indo embora, irritado deixei para lá), mas no caminho tem umas paisagens bem bonitas.

Como eu relatei, eu peguei um voo cedo de Londres para Sofia e cheguei bem cedo na Bulgária, tive que aguardar algumas horas para fazer o check-in no Airbnb porque tinha uma pessoa no meu quarto, mas consegui fazer o check-in 2h antes do que estava na plataforma. O prédio era bem antigo e mesmo do quarto era possível ouvir o barulho do elevador quando esse se movimentava, mas a localização era boa, a casa é simpática e a anfitriã foi bem acolhedora.

Eu acho que eu fiquei menos de uma semana em Sofia, talvez uns 5 dias. De lá fiz mais uma viagem de ônibus seguindo viagem para Bucareste, capital da Romênia. A viagem cruzou o famoso Rio Dânubio. Mas é claro Bucareste vai ficar para o próximo post, mas já adianto, como dizem hoje em dia "promenteu nada e entregou tudo!".