Como tudo começou!

A verdade que meu plano mudou e continua mudando a todo momento. A minha ideia era passar 2 anos morando na Espanha e seguir para o Vietnã, mas no fim das contas não era isso que eu queria, eu queria viver de experiências, de conhecer lugares novos, de entender a história local, de adentrar a cultura e me sentir vivo. Pois bem, eu já tinha largado meu emprego 1 ano antes e estava trabalhando de forma remota, juntei dinheiro e parti nessa jornada.
Assim eu peguei um voo de Garulhos no dia 09/11/2022 para Madrid com um trânsito de 12h em Amsterdã e tive a “brilhante” ideia de sair para conhecer a cidade durante essas horas, porém, fui barrado na imigração. Sim, isso mesmo! Na verdade o agente “implicou” comigo por eu querer sair do aeroporto nesse trânsito, mesmo eu tendo todas as provas que eu sequer ficaria naquele país. Na verdade ele começou a implicar quando ele disse que eu ficaria 20 dias na Espanha, mas minha reserva de hospedagem em Madrid era apenas de 7 dias, informei que eu iria para Barcelona, mas que não tinha reservado hospedagem ainda (sim, eu reservo tudo de última hora). Ele mandou eu sentar que iriam me fazer mais perguntas. Sentei e comecei a me preocupar, uma nova agente (muito simpática por sinal) veio falar comigo, expliquei que queria conhecer a cidade pois tinha muitas horas de trânsito, ela tentou argumentar, mas no final acabou me liberando. Enfim, vamos conhecer Amsterdã!
A verdade é que sou bem perdido e terrível com direções e demorei um tempo para alcançar o centro da cidade, mas quando finalmente consegui, o meu primeiro choque foi a quantidade de bicicletas estacionadas a perder de vista, não sei se Amsterdã é a capital da bicicleta ou algo assim, mas confesso que nunca na minha vida vi tanta bicicleta, parece ser algo que os neerlandeses apreciam muito.
Um fato curioso e pouco disseminado é que Holanda não é um país. Sim, sempre estudamos que a Holanda seria um país tendo Amsterdã como capital, mas na verdade, “Holanda” é apenas uma região do país. Na língua portuguesa, o nome real do país é “Países Baixos” e quem nasce nesse país é neerlandês, não sei se tem a ver com o nome do país em inglês “Netherlands” e também não sei porque se popularizou no Brasil como “Holanda”, então achei importante a nota.
Bom, como eu falei, não sei dizer se Amsterdã é a capital da bicicleta, mas muita gente conhece a cidade, talvez, como a capital da maconha(?).
A verdade é que a cannabis é legal no país desde dos anos 70, além disso, outras drogas são legais também no país como forma de liberdade de escolha. E sim, você vê vendendo em todos os lugares, no centro, quase todos as lojas vendiam, outras até vendiam alguns cogumelos alucinógenos. Devido a ampla venda e consumo, o cheiro é fortíssimo e confesso que me deixou enjoado em vários momentos.
No mais, minhas poucas impressões diante do pouco tempo que tive no país foram de uma cidade limpa e MUITOS turistas.
.